BANHO DE ERVAS
- Ceane Soares
- 23 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
A origem do banho de ervas
A origem do banho de ervas pode ser contada a partir de vários povos e civilizações.
Foram muitos os grupos humanos que viram, no contato com a natureza e com as ervas, a possibilidade de desenvolver práticas e rituais de curas, de desenvolvimento psíquico e espiritual, de contatos com entidades divinas e mesmo para o relaxamento e a tranquilidade.
Por isso, você vai encontrar referências com mais de 4.000 anos, entre os povos que se desenvolveram em todos os continentes, desde os primeiros grupos organizados na África, até os celtas na Europa, passando pelas grandes civilizações da Índia, do Egito, da Mesopotâmia e da China, além dos povos originários das Américas.
Essa é uma daquelas manifestações que fazem parte daquilo que nos faz humanos, ou seja, está intrinsecamente ligada à nossa relação com o corpo, com a natureza e com a possibilidade de arrumar aquilo que pode estar errado tanto no aspecto físico quanto no psicológico e no espiritual.
O que é banho de ervas?
Para responder de forma clara e simples, um banho de ervas é a utilização de plantas com funções específicas na preparação da água para ter contato com o seu corpo, em geral após um banho higiênico.
Essa preparação tem diversos processos, como maceração, infusão e outras possibilidades para que a água tenha contato com os componentes curativos e regenerativos de cada erva.Por isso, mesmo que algumas pessoas associem apenas a questões religiosas e a crenças, saiba que também há evidências científicas de que os banhos de ervas podem ter efeitos benéficos.
O Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde têm uma publicação que fala com detalhes das possibilidades do uso de ervas em banhos e outros preparos como forma reconhecida e oficial de tratamento. Veja esta publicação no site do SUS.É fundamental saber para que você vai usar o banho de ervas
O banho de ervas, como já dissemos, é utilizado para diversas finalidades, tanto para questões físicas quanto emocionais, psicológicas e espirituais.
Por isso, é muito importante que você tenha clareza das funções e dos significados das ervas e de cada processo, para que se atinja os melhores resultados.
São muitas referências ancestrais, de práticas que são adotadas há muito tempo, e que também, depois de muitos estudos, como já dissemos, demonstram que há evidências científicas de que ele realmente tem funções curativas.
Há banhos para doenças ou sintomas específicos, como stress e ansiedade, mas também há aqueles que acreditam que eles podem ajudar na vida financeira, na conquista de um amor, entre muitos outros motivos.
Banho de ervas para limpeza de energias negativas
Benefícios do banho de arruda, guiné e alecrim
O banho de arruda, guiné e alecrim possui diversos benefícios para o corpo, mente e espírito. Confira alguns deles:
1. Purificação energética: essas plantas possuem propriedades de limpeza e purificação, ajudando a eliminar energias negativas e proteger contra influências indesejadas.
2. Fortalecimento espiritual: o banho de arruda, guiné e alecrim pode fortalecer a conexão com o divino, trazendo clareza mental e equilíbrio emocional.
3. Proteção espiritual: essas ervas são conhecidas por sua capacidade de afastar energias negativas, inveja e mau-olhado.
BANHO GAIA E LUA
MODO DE PREPARO.
COLOCAR SACHÊ DO SEU BANHO EM RECIPIENTE COM UM LITRO DE ÁGUA. LEVAR AO FOGO E FERVER POR 5 MINUTOS.DEIXAR AMORNAR. APÓS BANHO COMUM, DERRAMAR SOBRE A NUCA COLOCANDO INTENÇOES POSITIVAS. NÃO ENXAGUAR O CORPO APOS USO.